quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Arquidiocese convida a sociedade a vestir a camisa da Esperança

Consciente de que o problema das drogas é um desafio que deve ser encarado por toda sociedade, a Arquidiocese de Olinda e Recife está empenhada na construção da sua primeira Fazenda da Esperança. A obra está orçada em R$ 4,4 milhões. Para levantar os recursos necessários e engajar os mais de 4 milhões de habitantes de seu território nessa empreitada, a Igreja local irá promover uma tarde de celebração pela vida.

No próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 15h, a Orla do Pina se transformará em um mar de pessoas dispostas a contribuir com a recuperação de dependentes químicos e a reestruturação de suas famílias. O “1º Evangelizar é preciso Recife – Show da Esperança” será gratuito. Portanto, a renda para a construção da Fazenda, em Jaboatão dos Guararapes, virá da venda de camisas, patrocínios e doações de parceiros das esferas pública e privada.

coletiva de imprensa - Arquidiocese (2)A programação terá shows, momentos de oração, testemunhos de jovens atendidos pela Fazenda da Esperança e celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife. Grandes artistas locais como os cantores Nando Cordel e Elba Ramalho, e também, o padre Reginaldo Manzotti, além de nomes conhecidos da cena local como o frei Damião Silva, padre João Carlos, Cristina Amaral e o DJ Ângelus conduzirão a festa.

Quem quiser colaborar com o projeto poderá adquirir a camisa pelo valor de R$ 20. Os pontos de venda iniciais serão as 114 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife localizadas em 19 municípios de Pernambuco. Parcerias estão sendo firmadas para facilitar a compra. A rede de lojas Casa dos Frios também irá comercializar o produto. As vendas terão início nos próximos dias.
Outra importante forma de doação será a coleta realizada na Missa do dia 15 de fevereiro no Pina. As pessoas poderão fazer sua doação em qualquer valor durante o ofertório.

O papa Francisco em sua primeira visita ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, reforçou a posição da Igreja a respeito da ameaça, cada vez mais constante, das drogas à vida humana. Mais do que isso, o papa Francisco exorta católicos e não-católicos a enfrentar um problema social grave que atinge pobres e ricos, sem diferir gênero ou idade. “É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro”, afirmou o Sumo Pontífice.

coletiva de imprensa - Arquidiocese (3)Projeto - Em uma área de três hectares, localizada em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, será erguida a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique. O complexo será formado por refeitório, oficina, capela, estacionamento, quadra poliesportiva e três casas. A ideia é que a fazenda acolha inicialmente cerca de 40 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam construídos.

“Toda a fazenda será construída levando em consideração as características locais, e tendo como inspiração o restabelecimento da unidade e da experiência de família”, explicou a arquiteta Lilia Campelo, que há 15 anos projeta unidades da Fazenda da Esperança.

O projeto foi apresentado a diversos empresários que já começaram a fazer suas doações. A arquidiocese criou uma conta, onde qualquer pessoa pode depositar a sua contribuição. Segue os dados:

Banco do Brasil
Agência: 3108-9
Conta Corrente: 32892-8

Fazenda da Esperança - É como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam ser livre das drogas ilícitas e do álcool.

Em Pernambuco existem hoje três Fazendas da Esperança todas no Agreste. Duas (feminina e masculina) que ficam em Garanhuns, e uma de internação masculina em Caruaru. As unidades atendem cerca de 170 jovens.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR